Há uns meses perdi uma amiga para uma doença grave e silenciosa, a depressão. Ela não conseguiu procurar ajuda, se negava a ir num psiquiatra e num psicólogo. Se matou. Fiquei, sinceramente, arrasada, e venho aqui fazer um apelo, depressão é uma doença, e como tal deve ser tratada. Não é vergonha estar doente.
A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A prevalência do transtorno na população mundial é de 4,4%.
Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.
Não é brincadeira. Trata-se de uma doença grave e incapacitante. Precisamos respeitar e tentar ajudar aqueles que passam por este mal. Tratar ao próximo com humanidade, com amor. A boa notícia é que a depressão tem tratamento. A quem possa achar que está em depressão, o apelo da Mãe Loira Veronica Costa aqui é procure ajuda, às vezes um acompanhamento médico e psicológico pode salvar as nossas vidas.