VE1VE1VE1VE1
    • Início
    • Legados
    • Bandeiras
    • Espalhe Amor
    • Blog
    ✕
    COMO SE ALIMENTAR COM SAÚDE?
    agosto 6, 2020
    POR QUE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS?
    agosto 10, 2020
    Todos

    NA LUTA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!

    agosto 7, 2020

    A Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, completa hoje 14 anos de sua promulgação. Ela representa um marco enorme, sendo um importante instrumento de denúncia e criando mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

     

    A Lei Maria da Penha é uma forma de reparação simbólica depois de tantos anos de omissão do Estado brasileiro e de impunidade do seu agressor. Ela também representa o acesso à justiça e foi criada para garantir os direitos de milhares de mulheres vítimas de violência no nosso país.

     

    A violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause à mulher morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

     

    Vamos falar sobre alguns aspectos da violência doméstica?

     

    • Quem é vítima de violência doméstica passa muito tempo tentando evitá-la para assegurar sua própria proteção e a de seus filhos. As mulheres ficam ao lado dos agressores por medo, vergonha ou falta de recursos financeiros, sempre esperando que a violência acabe, e nunca para manter a violência.

     

    • A violência doméstica é um fenômeno que não distingue classe social, raça, etnia, religião, orientação sexual, idade e grau de escolaridade.

     

    • Não existe um perfil específico de quem sofre violência doméstica. Qualquer mulher, em algum período de sua vida, pode ser vítima desse tipo de violência.

     

    Muito importante lembrar que a violência doméstica pode, sim, ser denunciada em qualquer delegacia, sem perder de vista, entretanto, que a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) é o órgão mais capacitado para realizar ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência de gênero. O acesso à justiça é garantido às mulheres no art. 3º da Lei Maria da Penha.

     

    Os dados sobre a violência contra a mulher são alarmantes!! Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2013 o Brasil já ocupava o 5º lugar, num ranking de 83 países onde mais se matam mulheres. São 4,8 homicídios por 100 mil mulheres, em que quase 30% dos crimes ocorrem nos domicílios. Além disso, uma pesquisa do DataSenado (2013) revelou que 1 em cada 5 brasileiras assumiu que já foi vítima de violência doméstica e familiar provocada por um homem. Os resultados da Fundação Perseu Abramo, com base em estudo realizado em 2010, também reforçam esses dados – para se ter uma ideia, a cada 2 minutos 5 mulheres são violentamente agredidas.

     

    Glamourosa, eu estou aqui para te lembrar que você é muito preciosa! A sua vida vale muito! Não deixe tirar o seu brilho!!

     

    A qualquer sinal de violência, denuncie!! DISQUE 180! Você não está sozinha!

    Compartilhar
    0

    Leia também

    setembro 18, 2020

    Invista a sua energia em você!


    Leia mais

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2020 — Vereadora Verônica Costa

    Desenvolvido pela FD2 Comunicação